Análise
Uma análise do lubrificante utilizado no motor diesel de uma colheitadeira mostrou contaminação por água e silício. Além disso, a análise revelou a presença de metais de desgaste em altas concentrações, bem como nitração, sulfatação e oxidação elevadas. O resultado indicou contaminação externa significativa que resultou em desgaste do motor e degradação do fluido lubrificante.
Diagnóstico
A ALS recomendou ao cliente para a máquina e checar possíveis vazamentos ou áreas que poderiam proporcionar a contaminação externa.
Solução
O cliente realizou uma inspeção e identificou um problema no selo da vareta do óleo do motor. Isso permitiu a entrada de água e poeira e, consequentemente, causou degradação do lubrificante e desgaste do motor. Após a manutenção do motor, o ALS recebeu uma amostra de acompanhamento e o resultado foi alterado para “normal”, demonstrando a eficácia da intervenção realizada e a importância do monitoramento de fluidos para evitar falhas e garantir a integridade e confiabilidade do equipamento.
Retorno do Investimento
Com a análise, o cliente teve um custo de aproximadamente R$ 1.500,00 evitando um gasto de reparo maior de aproximadamente R$38.640,00. Sem a análise, ele teria que arcar com os custos de degradação do lubrificante, falha do motor e danos aos pistões e camisas.
Danos evitados:
O monitoramento via análise de fluidos evitou:
- Degradação do lubrificante
- Desgaste em peças como pistões, válvulas e camisas
- Redução da vida útil e possibilidade de falha no motor